Início de uma grande jornada!

Edição #001 | É com muita alegria que anunciamos que nossa primeira newsletter está no ar! E se recebeu isso na sua caixa de entrada, você é muito privilegiado(a)! 🥳 Vamos as notícias...

Desmatamento na Amazônia cai em 73%, o menor índice desde 2013

→ BRASIL

🌳 O desmatamento despencou em 2023. Ufa. Que boa notícia para o meio ambiente! O desmatamento em áreas protegidas da Amazônia Legal teve uma queda impressionante de quase quatro vezes em 2023, comparado ao ano anterior, a redução foi de 73%. 

  • Mas o que é Amazônia Legal? Basicamente é 59% do território brasileiro e inclui 8 estados, sendo eles: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.

🌿 Em 2022, a região teve uma perda de 1.431 quilômetros quadrados de floresta derrubados. Mas em 2023 o cenário foi completamente outro, tendo uma redução para 386 km² - detalhe, esse é o menor índice desde 2013.

Embora a gente tenha razões para celebrar, as Áreas Protegidas ainda enfrentam alguns obstáculos. Apesar da queda de 108 quilômetros quadrados no desmatamento, houve uma degradação preocupante de quase 10 vezes mais.

Ah, e essa degradação pode estar relacionada à seca e às queimadas, o que indica que tem muito trabalho pela frente para garantir a proteção contínua da Amazônia.

O desmatamento em terras indígenas reduziu para 104 km² em 2023, e isso é menos da metade do que foi registrado em 2022. Mas não podemos generalizar porque algumas áreas, como Igarapé Lage em Rondônia, tiveram um aumento de 300% no desmatamento.

Unidades de Conservação em Destaque

📉 As unidades de conservação também apresentaram alguns resultados bem notáveis, com uma queda de 77%, diminuindo de 1.214 km² em 2022 para 282 km² em 2023. Isso representa a menor área de floresta destruída nessas áreas em nove anos.

  • Embora esses resultados sejam motivo de alegria, eles indicam a importância do trabalho constante pra preservar essas regiões mais críticas.

Finalmente Coreia do Sul proíbe o consumo de carne de cachorro

→ ANIMAIS

Em uma votação unânime no dia 9 de janeiro de 2024, o governo sul-coreano deu farol verde a uma legislação que proíbe a venda e produção de carne de cachorro no país, que vai ser efetiva a partir de 2027.

  • O governo vai encerrar essa tradição centenária, mas vai permitir uma transição suave para agricultores e comerciantes, que terão tempo pra ajustar ou fechar seus negócios.

😬 A nova lei conta com penalidades severas, incluindo até três anos de prisão ou uma multa tranquila de 30 milhões de won coreanos para quem desrespeitar a proibição após 2027 - cerca de R$110.520,00. Contudo, o consumo pessoal permanece legal…

Além da proibição, a legislação proíbe a abertura de novos estabelecimentos que utilizem carne de cachorro. Essa medida recebeu um apoio esmagador dos parlamentares sul-coreanos, com mais de 200 votos a favor e nenhum contra.

Por mais que a prática de consumir carne de cachorro tenha sido uma tradição na Coreia do Sul, a demanda tem diminuído de forma significativa, e pesquisa mostra que 86% dos sul-coreanos não têm intenção de consumir carne de cachorro no futuro.

🐶 Cerca de 1 milhão de cães são criados e mortos para o consumo humano todo ano no país. E com mais de 6 milhões de cães de estimação no país, a demanda pela carne está em seu nível mais baixo.

  • A nova legislação não está livre de discussões sobre o tema, principalmente com alguns criadores e donos de restaurantes argumentando que o fim do comércio prejudicará seus negócios.

  • Contudo, como uma medida de apoio à transição dos envolvidos nessa indústria, o governo sul-coreano está oferecendo compensações e solicitando planos de fechamento nos próximos seis meses.

Vacina contra Dengue chega ao Brasil pelo SUS e jovens serão os primeiros beneficiados

→ SAÚDE

Patient receives Covid-19 vaccine shot

Início de uma grande jornada!

💉 A tão esperada vacina contra a dengue está finalmente no Brasil, disponível pelo Sistema Único de Saúde - ou como conhecemos, SUS. A primeira remessa do imunizante Qdenga, fornecida pela Takeda Pharma, já chegou e totalizou 720 mil doses.

👩‍⚕️ No começo, a vacina será focada em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com o objetivo de reduzir hospitalizações por causa da dengue. A campanha de vacinação está prevista para começar em fevereiro.

A tal da Qdenga é composta por quatro sorotipos diferentes e utilizando tecnologia de vírus atenuado, e ela possui um esquema na hora de vacinar de duas doses, com uma eficácia de 80,2% e proteção por 12 meses após a segunda aplicação.

Quem pode tomar? 🤔

A faixa etária recomendada é de 4 a 60 anos, excluindo gestantes, lactantes (ser humaninho na fase inicial da vida), e pessoas com imunodeficiência ou em tratamento imunossupressor.

O SUS tá salvando!

💪 O Brasil faz história ao ser o primeiro a oferecer a vacina contra a dengue no SUS, agora ela faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e vai ser de graça para quem está na frente da fila, alcançando até 3,2 milhões de pessoas na primeira rodada.

O Ministério da Saúde estabeleceu critérios para a distribuição, colocando como prioridades municípios de grande porte e com alta transmissão da doença nos últimos dez anos.

Adolescente Gênio cria Dispositivo de Monitoramento para idosos

→ TECNOLOGIA

Esse aí é Hemesh Chadalavad, um jovem de 17 anos, desenvolveu um dispositivo inovador chamado Alpha Monitor, que foi inspirado pela experiência pessoal de cuidar de sua avó com Alzheimer.

O dispositivo é leve e compacto e pode ser utilizado como crachá ou braçadeira. Ele utiliza a tecnologia de longo alcance LoRa, o que possibilita detectar um idoso em até 1 km em áreas urbanas e até 5 km em ambientes rurais.

💻 A previsão de lançamento é até setembro, mas Hemesh está determinado a oferecer o dispositivo num preço bem acessível. O Alpha Monitor não alerta apenas sobre quedas ou afastamento excessivo, mas também monitora a pulsação, temperatura e lembra os usuários de tomar os remédios.

  • Além disso, ele está trabalhando para implementar tecnologia de aprendizado do aparelho, o que permite a previsão de padrões de movimento dos pacientes.

  • Essa inovação surgiu depois de uma experiência marcante em 2018, quando ele tinha 12 anos, descobriu que sua avó - diagnosticada com Alzheimer - tinha deixado o gás ligado. Olha o perigo…

O jovem que além de redator é entusiasta em robótica, já ganhou reconhecimento em concursos - incluindo um premio da Samsung em 2022 -, e continua demonstrando sua mente criativa criando soluções práticas para auxiliar pessoas ao redor do mundo.

Queremos saber sua opinião 😁

O que você achou dessa newsletter?

Seu feedback é muito importante para nós, assim conseguimos melhorar sua experiência na hora da leitura.

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Inspire News 📰

Sua dose diária de inspiração e positividade! Somos um jornal de notícias gratuito. Nosso objetivo é te trazer tudo o que você precisa saber para começar o seu dia bem.

  • Notícias e histórias inspiradoras sobre temas da atualidade (Mundo, nosso Brasilzão, Saúde, Animais, Cultura, Tecnologia, etc)

Diariamente estaremos na sua caixa de entrada gratuitamente.

🏷 E se quiser que a sua marca apareça por aqui, o anunciante pode ser você. 🫵

Reply

or to participate.